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Punições por quebras começam a assombrar os pilotos
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:: AUTOMOBILISMO :: Fórmula 1 :: Pilotos
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Punições por quebras começam a assombrar os pilotos
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Unidade de Potência F1 (Renault)
Aproximando-se da metade desta temporada de F1, a situação dos pilotos quanto aos componentes de suas unidades de potência pode interferir bastante em suas posições na tabela no final do ano.
Cada unidade de potência tem seis componentes diferentes: o motor de combustão interna (ICE), o motor gerador de energia cinética (Unit-Kinetic – MGU-K), o motor gerador de calor (Unit-Heat – MGU-H), o armazenador de energia (ES), o turbo-compressor (TC ) e o controle eletrônico (CE).
Cada piloto pode usar cinco de cada por temporada.
Piloto Equipe Motor ICE TC MGU-K MGU-H ES CE
Sebastian Vettel Red Bull Renault 4 4 3 4 2 4
Daniel Ricciardo Red Bull Renault 3 3 3 3 2 2
Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 3 3 3 3 3 3
Nico Rosberg Mercedes Mercedes 3 3 3 3 3 3
Fernando Alonso Ferrari Ferrari 3 3 3 3 3 4
Kimi Raikkonen Ferrari Ferrari 3 3 3 4 3 3
Romain Grosjean Lotus Renault 3 4 3 3 2 3
Pastor Maldonado Lotus Renault 4 4 4 4 2 3
Jenson Button McLaren Mercedes 3 3 3 3 2 2
Kevin Magnussen McLaren Mercedes 3 3 3 3 2 2
Nico Hulkenberg Force India Mercedes 3 3 3 3 2 2
Sergio Perez Force India Mercedes 3 3 3 3 2 2
Adrian Sutil Sauber Ferrari 3 3 3 3 3 3
Esteban Gutierrez Sauber Ferrari 3 3 3 3 3 3
Jean-Eric Vergne Toro Rosso Renault 4 4 4 3 3 4
Daniil Kvyat Toro Rosso Renault 5 4 5 3 2 2
Felipe Massa Williams Mercedes 3 3 3 3 2 3
Valtteri Bottas Williams Mercedes 3 3 3 3 2 2
Jules Bianchi Marussia Ferrari 4 4 3 4 2 3
Max Chilton Marussia Ferrari 4 4 4 4 3 4
Kamui Kobayashi Caterham Renault 3 3 3 3 3 4
Marcus Ericsson Caterham Renault 3 3 3 3 2 4
Começamos o ano com previsões catastróficas que metade do grid não iria terminar as corridas, o que obviamente não aconteceu. No entanto, estamos prestes a ver penalidades em posições no grid para os pilotos que excederem as cotas permitidas.
O piloto será penalizado com dez posições no grid na primeira vez que exceder qualquer um dos componentes. Depois disso ele sofrerá uma punição de cinco posições no grid quando utilizar outro componente pela sexta vez. Este padrão se repete se o piloto precisar usar algum componente pela sétima vez e assim por diante.
Se o piloto se classificar para o grid numa posição muito baixa para cumprir sua punição, a diferença passa para a corrida seguinte.
A confiabilidade não tem paralelo na era moderna da F1 quando comparada com a de 1980. Isto, obviamente, torna mais difícil que as atuais equipes pequenas tenham seus “quinze minutos de fama” às custas de problemas das grandes
Em 1984, ao longo de toda a temporada, apenas 38% dos que largaram terminaram as corridas.
No próximo ano – desde que haja menos de 21 corridas, os pilotos só terão quatro unidades de potência à sua disposição. Charlie Whiting não acredita que isso seja muito draconiano.
“A primeira coisa que precisamos lembrar é que quatro motores sempre foi o objetivo. Sempre serão quatro motores por piloto por temporada. Essa era a intenção original e os cinco motores foi uma concessão para o primeiro ano. Nunca houve qualquer dúvida de que seriam quatro motores. Não é uma mudança draconiana de cinco para quatro. É apenas a sequência do plano original.”
“Em segundo lugar, sim, alguns pilotos estão com um pouco de dificuldade e vão começar a incorrer em penalidades, provavelmente quando estiver faltando um terço para o final da temporada. É uma pena, nós não queremos ver isso mais do que ninguém, mas aqueles que pareciam estar mais bem preparados no início da temporada, estão em boa forma. Infelizmente é assim que funciona, até porque todos concordaram com isso. O sistema de controle eletrônico tem sido uma má surpresa, mas eu tenho certeza que em 2015 será totalmente diferente.”
Unidade de Potência F1 (Renault)
Aproximando-se da metade desta temporada de F1, a situação dos pilotos quanto aos componentes de suas unidades de potência pode interferir bastante em suas posições na tabela no final do ano.
Cada unidade de potência tem seis componentes diferentes: o motor de combustão interna (ICE), o motor gerador de energia cinética (Unit-Kinetic – MGU-K), o motor gerador de calor (Unit-Heat – MGU-H), o armazenador de energia (ES), o turbo-compressor (TC ) e o controle eletrônico (CE).
Cada piloto pode usar cinco de cada por temporada.
Piloto Equipe Motor ICE TC MGU-K MGU-H ES CE
Sebastian Vettel Red Bull Renault 4 4 3 4 2 4
Daniel Ricciardo Red Bull Renault 3 3 3 3 2 2
Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 3 3 3 3 3 3
Nico Rosberg Mercedes Mercedes 3 3 3 3 3 3
Fernando Alonso Ferrari Ferrari 3 3 3 3 3 4
Kimi Raikkonen Ferrari Ferrari 3 3 3 4 3 3
Romain Grosjean Lotus Renault 3 4 3 3 2 3
Pastor Maldonado Lotus Renault 4 4 4 4 2 3
Jenson Button McLaren Mercedes 3 3 3 3 2 2
Kevin Magnussen McLaren Mercedes 3 3 3 3 2 2
Nico Hulkenberg Force India Mercedes 3 3 3 3 2 2
Sergio Perez Force India Mercedes 3 3 3 3 2 2
Adrian Sutil Sauber Ferrari 3 3 3 3 3 3
Esteban Gutierrez Sauber Ferrari 3 3 3 3 3 3
Jean-Eric Vergne Toro Rosso Renault 4 4 4 3 3 4
Daniil Kvyat Toro Rosso Renault 5 4 5 3 2 2
Felipe Massa Williams Mercedes 3 3 3 3 2 3
Valtteri Bottas Williams Mercedes 3 3 3 3 2 2
Jules Bianchi Marussia Ferrari 4 4 3 4 2 3
Max Chilton Marussia Ferrari 4 4 4 4 3 4
Kamui Kobayashi Caterham Renault 3 3 3 3 3 4
Marcus Ericsson Caterham Renault 3 3 3 3 2 4
Começamos o ano com previsões catastróficas que metade do grid não iria terminar as corridas, o que obviamente não aconteceu. No entanto, estamos prestes a ver penalidades em posições no grid para os pilotos que excederem as cotas permitidas.
O piloto será penalizado com dez posições no grid na primeira vez que exceder qualquer um dos componentes. Depois disso ele sofrerá uma punição de cinco posições no grid quando utilizar outro componente pela sexta vez. Este padrão se repete se o piloto precisar usar algum componente pela sétima vez e assim por diante.
Se o piloto se classificar para o grid numa posição muito baixa para cumprir sua punição, a diferença passa para a corrida seguinte.
A confiabilidade não tem paralelo na era moderna da F1 quando comparada com a de 1980. Isto, obviamente, torna mais difícil que as atuais equipes pequenas tenham seus “quinze minutos de fama” às custas de problemas das grandes
Em 1984, ao longo de toda a temporada, apenas 38% dos que largaram terminaram as corridas.
No próximo ano – desde que haja menos de 21 corridas, os pilotos só terão quatro unidades de potência à sua disposição. Charlie Whiting não acredita que isso seja muito draconiano.
“A primeira coisa que precisamos lembrar é que quatro motores sempre foi o objetivo. Sempre serão quatro motores por piloto por temporada. Essa era a intenção original e os cinco motores foi uma concessão para o primeiro ano. Nunca houve qualquer dúvida de que seriam quatro motores. Não é uma mudança draconiana de cinco para quatro. É apenas a sequência do plano original.”
“Em segundo lugar, sim, alguns pilotos estão com um pouco de dificuldade e vão começar a incorrer em penalidades, provavelmente quando estiver faltando um terço para o final da temporada. É uma pena, nós não queremos ver isso mais do que ninguém, mas aqueles que pareciam estar mais bem preparados no início da temporada, estão em boa forma. Infelizmente é assim que funciona, até porque todos concordaram com isso. O sistema de controle eletrônico tem sido uma má surpresa, mas eu tenho certeza que em 2015 será totalmente diferente.”
Matheus Lima- Membros
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